domingo, 31 de julho de 2011

Turismo na China

A China é um país com recursos turísticos muito diversificados: magníficas montanhas, belos rios, fontes, e cataratas, os preciosos recursos da fauna e flora específicas, assim como rica arte arquitetônica e relíquias culturais e famosos recantos turísticos. As paisagens naturais e culturais se complementam e se iluminam. Atualmente, 29 pontos turísticos chineses estão inclusos na lista do Patrimônio Mundial da Humanidade da UESCO, inclusive 3 naturais, 21 culturais, e 4 tanto naturais como culturais, os quais refletem a sabedoria e a diligência do povo chinês.
Além dos lugares tombados como Patrimônio Mundial, existem inúmeros pontos pitorescos com profunda sedimentação cultural, em que os turistas podem conhecer a civilização antiga da China.

Montanhas e rios de Guilin

A cidade de Guilin se situa na Região Autônoma da Nacionalidade Zhuang do Guangxi, com clima temperado e húmido, sem frio no Inverno, nem calor no Verão. A temperautra média de todo o ano é de 19ºc e as plantas apresentam permanentemente uma luxuriante verdura.
Guilin possui excelente ambiente ecológico. Os estudos geológicos revelam que há cerca de 300 milhões de anos, a cidade era um mar infinito. Séculos de erosão de águas calcárias sobre grandes áreas do planalto produziram grotescas florestas de pináculos, maravilhosos abismos e cavernas, e serpenteados canais subterrâneos. Trata-se de um fenômeno ocasionado por uma longa erosão do solo calcário, que formou muitas grutas de diferentes dimensões, onde estalagmites e estalactites compõem quadros fantásticos.
Os picos verdes refletem-se nas águas límpidas, compondo um pintura encantadora. A cidade de Guilin foi construída entre montanhas e rios. Por isso, ela é conhecida tanto como " a cidade rodeada de montanhas e rios como também a cidade em que as paisagens estão inseridas dentro dela." Existe uma crença muito popular na China desde a antiguidade que considera a beleza da paisagem de Guilin como a única no mundo. A fama de Guilin de ser "a única" é produto da singularidade de suas paisagens e da maravilhosa harmonia entre montanhas e rios.


Guilin é uma cidade antiga com 2.110 anos de história, dotada de 109 relíquias culturais sob proteção estatal, da região e municipal. Letrados e poetas deixaram desde antiguidade muitas obras sobre ela, entre elas, "floresta de lápides de Guilin" e "escultura nos penhascos de Xishan" são mais conhecidas. São mais famosas as paisagens de cume de lótus verdes, parque de sete estrelas, termal de Longsheng, rocha de Ludi e montanha do nariz do elefante.
A cidade de Guilin tem 28 flats com estrelas, 18 operadoras de turismo internacional, dotada de mais de 1.000 intérpretes-tradutores. Nos últimos anos, vem se aprimorando as instalações e serviços turístcos da cidade que possui até agora 40 linhas aéreas domésticas e internacionais.


Pontos de interesse turístico

Palácio Imperial ou Cidade Proibida

Situada no centro da cidade, construído entre 1406 e 1420 foi o palácio de 24 imperadores das duas últimas disnastias Ming e Qing. Em seus 72ha. Se construíram 9.999 (número que simboliza a paz eterna) salas e aposentos numa superfície de 150.000m², nas quais estão concentradas a expressão do estilo tradicional da arquitetura chinesa e representam as estruturas palacianas mais completas que existem nos dias de hoje. Converteu-se em um museu de historia em 1925 onde se encontram incontáveis reliquias de incalcularel valor e preciosos objetos artisticos.

Praça Tian Anmen

Situado no centro da cidade, com uma superficie de 40ha. (800m de sul a norte e 500m de leste a oeste), é uma das maiores praças do mundo. No centro da praça, está o Monumento dos Heróis do Povo. Ao norte, se levanta a majestosa Tribuna de Tian Anmen, ao sul o Palácio Comemorativo ao Presidente Mao, a leste o Museu de Historia da China e a Revolução da China e a oeste o Grande Palácio do Povo

Palácio de Verão

Situada a noroeste de Peking,a 15km do centro da cidade, foi o palácio de veraneio da casa imperial da dinastia Ming e é um dos parques imperiais mais majestosos da China. Foi construido em 1764 e incendiado em 1860 pela tropa da aliança anglofrancesa. Em 1888 a imperatiz Cixi reconstruiu dilapidando 5.000.000 de talheres de prata, fundo que deveria ser dedicado para a criação de uma nova força marinha. Desde 1924 o palácio de Verão tem sido convertido em um parque público com uma superficie de 290ha. O barco de Mármore, o jardim Xiequ, o quiosque Zichun e a ponte de 17 arcos são os pontos turisticos mais interessantes.

Grande Muralha

Com 6.350km de extensão, atravessa 9 provincias, municipios e regiões autonomas, com numerosas passagens importantes erguidas ao longo de toda a Muralha, que serpenteia entre as cadeias de montanhas. Nas estações de primavera e outono e nos Reinos cambatentes (séculos VII e XI AC.) os diversos senhores feudais construiram muralhas para oferecer resistencia ao invasores das tribos nômades do noret e a seus próprios vizinhos. Depois da unificação do pais no ano 221 aC. In Si Huang, o primeiro imperador da dinastia Qin mandou reparar e unir as muralhas existentes ao noret dos anteriores reinos Qin, Zhao e Yan, formados assim uma extensa muralha. A reconstrução da Muralha atual foi efetuada desde 1368 na dinastia Ming e durou 200 anos. A Grande Muralha é o único monumento humano da Terra que se pode ver da Lua, segundo os astronautas.

Tumbas da Dinastia Ming

Aqui se encontram enterrados 13 imperadores da dinastia Ming. A construção da primeira tumba começou em 1409 e a ultima em 1644. na tumba Dingling única tumba aberta, de Zhu Yijun, decimo terceiro imperador da mesma, tem um palácio subterrâneo com 1.195m² de superficie, a 27m abaixo do solo, composto de uma sala dianteira, uma central, uma posterior e duas laterais, que contem uma grande quantidade de reliquias.

Templo do Céu

Situado na parte sul da cidade, foi construido em 1420 com uma superficie de 267ha. É o maior templo da China no gênero onde os imperadores das dinastias Ming e Qing rendiam o culto ao céu e pediam por abundantes colheitas. Suas construções principais são: Sala de Súplicas por abundantes colheitas, Abóbada Celeste Imperial, Muro do Eco e Altar Circular.

Yonhegong

Famoso templo lamaísta, situado a noroeste da parte antiga da cidade, foi construido no século XVII. Em seus 6.600m² de superfície se contruiram mais de 1.000 salas e aposentos onde se encontram numerosas estatuas de buda, incluindo a extraordinária estátua do buda Maltreya, esculpida em uma única peça de madeira de sândelo branco, com 26m de altura e 3m de circunferencia.

Templo de Confucio

Mais uma filosofia moral e de pensamento do que uma religião, teve considerável influência na China, Kunf Fu Zi, ou "Mestre Kung"(no ocidente chamado Confúcio) desenvolveu com seus discípulos a filosofia que se tornou uma força potente por mais de 2000anos. Confúcio nasceu na província de Shandung em 551 aC. As éticas de Confúcio foram adotadas pelas escolas oficiais e tornaram-se a ideologia essencial assegurando a unidade política na China. Entretanto, como era neutro em termos religiosos, não apelava para os sentimentos religiosos do povo. Foi apenas no século 19 que o confucionismo se desenvolveu como religião, e mesmo com o apoio do Estado, jamais se tornou uma religião popular. Entretanto continua como fonte da ordem moral da China.

XIAN

Anres chamada de "Chang’na"(paz eterna), etá localizada na Planicie de Guanzhong, provincia de Shaanxi. Guarda os mais importantes achados arquiologicos da antiga civilização. Esta cidade tem mais de 3000 anos de historia e serviu como capital de 11 dinastia durante 1.100 anos, se destacando por ter sido o ponto da milenar "Rota da Seda", desde a dinastia Han até hoje. Não só é um importante centro de intercambio economico e cultural entre a China e os demais paises, como também um dos berços da civilização chinesa. Aqui se encontram muitos lugares famosos de valor histórico

Pontos de interesse turístico

Tumba do Primeiro imperador Qin (259-210aC.) e o Museu de Terracotas de Guerreiros e Cavalos: A tumba do Primeiro Imperador Qin, situada a 5km de Lintong, a noroeste da cidade, tem 76m de altura e 2000 de contorno. Em 1974 a 1976, a leste da tumba se descobriram sucessivamente 3 fossas de figuras de terracotas da dinastia Qin, sendo a fossa No. 1 a maior de todas. Dentro desta fossa se encontram6.00 figuras de guerreiros de terracotas, assim como numerosas armas antigas. Entre as figuras de guerreiros, a mais alta mede 1.95m e mais baixa 1.75m, por sua vez as figuras de cavalos são de tamanho natural.

Dayanta (Grande Pagode do Ganso Selvagem)

Em forma de pirâmide quadrangular com 7 andares e 64m de altura, foi levantado no ano de 652, no recinto interior do santuario Dacien a 4km ao sul da cidade. Neste pagode se guardavam sutras budista trazidas da India pelo eminente monge Xuan Zang da dinastia Tang.

SHANGAI

De mero vilarejo pesqueiro, foi o local de origem do Sistema Comunista Chines (1921) e paraiso dos aventureiros contra o forte imperialismo. Sua posição geografica (costeada pelo Mar da China), fez nascer um forte comercio,, logo após a abertura oficial de seu porto. Deferindo um pouco das demais cidades, que carregam legados historicos, esta cidade voltou-se para a industrialização, pesquisa cientifica e comercio. Mas não deixa de ter sua essesncia original, com seus belos templos e jardins.

Pontos de interesse turístico

Jardim Yuyuan

Situado na avenida Fugu do antigo bairro, foi construido entre 1559 a 1577 e tem uama superficie de mais de 20.000m² com cerca de 30 cenarios paisagistico. O salão Dianchum é uma das construções mais apreciadas na arquitetura chinesa, de onde a "Associação Anti Drogas"estabeleceu o seu quartel general em 1853.

Templo Yufo

A estatua do buda de jade, que foi trazida de Myanmar (ex-Birmânia) pelo monge Weigeng, a principio se encontrava posto em um templo no bairro de Hongwan em Shangai. Em 1928 foi transferido para o atual templo "Buda de Jade". A construção deste templo, que se iniciou em 1918 e termonou em 1928, se encontrava na avenida Anyuan, a 3km da kidade. Esta estatua esta lapidade em uma única peca de jade verde-claro.

GUILIN

Esta situada a nordesre da região de Guangxi, as margens do rio Lijiang. Cadeias de montanhas verdejantes, picos de formações diferentes, aguas diafanas, rochas graciosas e grutas fantanticas, justificam a sua beleza, tão soberana e harmoniosa. Cidade antiga, sua , sua historia remota há mais de 2.000 anos. O nome "Guilin" (Bosque de Osmanthus perfumados) se deve a uma grande extensão desta planta na zona.

Paisagem do Rio Lijiang

Abrange uma zona de paisagens de 83km de extensão, participando de Guilin - a soberana beleza paisagistica do mundo - e chegando até Yangshuo cujas paisagens superam os de Guilin. A agua clara do rio serpenteante corre por entre as montanhas. Em ambas as margens do rio se vem cadeias de picos e panoramas pitorescos, pelo quel é denominado "panorama celestial da Terra".

Gruta da Flauta de Cana

Está no lado sil da montanha Guangming, no subúrbio a noroeste da cidade de Guilin. Tem este nome, devido ao redor da gruta crescer uma espécie de cana, da qual se podem fazer flautas. É uma gruta, em formato de cálice, exotica e maravolhosa com um lago de 500m, na qual a um grande numero de estalactites e estalagmites de cores vivas e formas fantasticas.

CANTON (Guangzhou)

Esta cidade, situada ao sul do pais, tem cerca de 2.800 anos e foi uma das primeiras a ser aberta ao comercio estrangeiro. Famosa principalmente pela "Feira de Canton", celebrada duas vezes ao ano (em Abril e Outubro) desde 1957 e com duração de 15 dias. Também é conhecida como "a cidade das flores", pelo seu verdor e eterno florestamento.

Palácio Comemorativo do Dr. Sun Yat-Sem

O auditório em forma octogonal foi construido em 1931 com capacidade para 5.000 espectadores. Sua engenhosa arquitetura consegue manter esta imensa sala sem nenhuma coluna, que poderia prejudicar o campo visual. Na praça do palácio se ergue a imponente estátua de bronze do doutor.

Templo da Familia Chen

Foi construido nos anos entre 1890 e 1894, é uma das tipicas estruturas bem conhecidas da arquitetura artesanal da provincia de Guangdong. Sobre uma superfície de 8.000m² se levantam três grupos de pavilhões intercalados por pátios e conectados por galerias. Toda a obra está suntuosamente ornamentada de primorosas e policromadas esculturas em madeira, em pedra, em ladrilho e em ferro.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger