domingo, 31 de julho de 2011

Educação na China

Na China adota-se o sistema de nove anos de estudo obrigatório.
Até o ano 2000, a taxa de freqüência escolar era de
- 99,1% na escola primária
- 94,3% na escola intermediária (do sétimo ano até o nono ano);
A taxa de abandono de estudo era 0,55% na escola primária e 3,21% na escola intermediária.
Após o nono ano escolar, o índice de continuidade era de 51,2% até o ano 2000. Após os 15 anos, a taxa de analfabetismo era de 6,72%.
Até o final do ano 2000, havia 553.622 escolas primárias e 1.041 faculdades e universidades na China. No ano 2000, havia 10,9 milhões de professores formados e 219,4 milhões de estudantes universitários e alunos em geral.

________________________________________________________________________________

   Em 1986, a China estabeleceu a meta de longo prazo de fornecer educação básica obrigatória de nove anos para cada criança. Em 2007, havia 396.567 escolas primárias, 94.116 escolas secundárias e 2.236 instituições de ensino superior na República Popular da China. Em fevereiro de 2006, o governo avançou sua meta de educação básica se comprometendo a fornecer educação de nove anos completamente de graça, incluindo livros didáticos e taxas. Portanto, o sistema de ensino actual na China, introduziu a educação obrigatória e gratuita para todos os cidadãos chineses, com um ensino fundamental com duração de 9 anos (6-15), e quase todas as crianças nas áreas urbanas continuam seus três anos do ensino médio.
Em 2007, 93,3% da população acima de 15 anos de idade eram alfabetizadas. A taxa de alfabetização da juventude chinesa (idade 15-24) foi de 98,9% (99,2% para o sexo masculino e 98,5% feminino), em 2000. Em março 2007, a China anunciou a decisão de tornar a educação uma "prioridade estratégica nacional", o orçamento central das bolsas nacionais será triplicado em dois anos e 223,5 bilhões de yuans (28,65 bilhões de dólares) de um financiamento adicional será atribuído pelo governo central, nos próximos cinco anos, para melhorar o ensino obrigatório nas zonas rurais.
A qualidade das faculdades e universidades chinesas varia consideravelmente em todo o país. As universidades melhores classificadas na China continental são:
  • PequimUniversidade de PequimUniversidade de TsinghuaUniversidade Renmin da China,Universidade Normal de Pequim
  • XangaiUniversidade FudanUniversidade de Xangai Jiao TongUniversidade TongjiUniversidade Normal da China Oriental
  • HarbinInstituto de Tecnologia de Harbin
  • TianjinUniversidade NankaiUniversidade de Tianjin
  • Universidade Xi'an Jiaotong (Xi'an)
  • Universidade de Nanquim (Nanquim)
  • Universidade de Ciência e Tecnologia da China (Hefei)
  • Universidade de Zhejiang (Hangzhou)
  • Universidade de Wuhan (Wuhan)
  • CantãoUniversidade Sun Yat-sen (aka Universidade Zhongshan)
Muitos pais estão altamente comprometidos com a educação de seus filhos, muitas vezes, investindo grande parte da renda da família na educação. Aulas particulares e atividades recreativas, como em línguas estrangeiras ou música, são populares entre as famílias de classe média que podem pagar por esses serviços.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger